domingo, 8 de janeiro de 2012

Treinamento Autógeno e Relaxamento Profundo.

O treinamento autógeno é uma técnica de relaxamento profundo baseada na  auto-sugestão criada pelo psiquiatra berlinense Johannes Heinrich Schultz. Seu método de treinamento se difundiu muito, tornando-se uma parte essencial no tratamento de estresse e de outros transtornos pssicossomáticos. O termo "autógeno" é derivado das palavras gregas "autos" (si mesmo) e "genos" (gerar) e refere-se ao fato de o relaxamento não ser induzido mas gerado pelo próprio praticante.
O treinamento Autógeno consiste em aprender uma série de exercícios que levam rapidamente a um relaxamento profundo.
O treinamento básico consiste em seis exercícios que você aprende, em sequência, para sentir seu braço pesado, a mão quente, o coração calmo e pulsando regularmente, a respiração profunda e a testa fria. Depois de aprender estas técnicas, você passa para os "exercícios intencionais", que são frases´personalizadas para reduzir a ansiedade. Elas funcionam de maneira semelhante a uma sugestão hipinótica. Para proporcionar o maior benefício possível, o treinamento autógeno precisa ser praticado  de preferência três vezes ao dia, em sessões de 12 minutos aproximadamente.

É muito importante que este treinamento seja iniciado com a ajuda de um profissional treinado para lidar com as emoções que as vezes se manifestam depois que você inicia a prática. O Processo costuma ser feito em grupos onde os praticantes de beneficiam do apoio e dos incentivo pelas experiência dos demais.
As pesquisas indicam que o treinamento é bastante útil no tratamento da ansiedade e sintomas correlatos.

..." Esta técnica é considerada como uma técnica psicoterápica básica, pois auxilia a pessoa a se olhar por dentro, conhecer-se, perceber seus conflitos, encontrar soluções, sentir seu organismo e constatar problemas orgânicos.
Para fazer relaxamento, o ideal é estar num ambiente confortável – física e termicamente -, à meia luz e silencioso. A melhor posição é deitado em uma cama, sofá, ou mesmo no tapete, se possível com os olhos fechados.
O relaxamento tem poderes inacreditáveis: a pessoa pode parecer estar tranqüila, sem fazer nada, mas sua mente esta disparada, sempre pensando em muitas coisas ao mesmo tempo. A prática do relaxamento pode ajudá-la a recuperar suas forças, seu coração, sua mente, e a revigorar todo o seu corpo, e sua inteligência; estas mudanças se notam em poucos dias. O estresse estará sob controle sem remédios, sem nada externo. É um método simples e fácil para todos. Seu inconsciente mostra o caminho sem a pessoa se preocupar, sem fanatismo algum, simplesmente aproveitando a vida, na medida do possível"...

0 comentários:

Postar um comentário